quarta-feira, 31 de julho de 2019



Evento foi realizado no dia 26 de julho no auditório da FMP/Fase
 A Unimed Petrópolis em parceira com a Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro (SHHERJ) promoveram na sexta-feira (26.07), o VII Encontro de Hotelaria Hospitalar da Região Serrana. O evento realizado no auditório da Fase/FMP reuniu mais de 200 profissionais que atuam nos setores público e privado da área de Saúde. O objetivo do evento foi promover a atualização sobre os processos e inovações para melhoria do cuidado e assistência aos pacientes hospitalares.


O Encontro de Hotelaria Hospitalar reuniu grandes nomes da área, entre eles: o médico Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e ex-vice-presidente da Unimed Petrópolis, Graccho Alvim Neto, diretor de Atividades Culturais da AHERJ – Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro  e Marcelo Boeger, Presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar, entre outros.

“A hotelaria hospitalar objetiva, dentro das atividades que lhe são competentes, oferecer aos pacientes condições de bem-estar, assistência, segurança e qualidade no atendimento, agregando todas as práticas profissionais existentes nas instituições de saúde. Esse evento foi uma grande oportunidade para reforçarmos a importância da segurança do paciente e a qualidade do atendimento prestado”, avalia Rafael Gomes de Castro, presidente da Unimed Petrópolis.

O encontro contou com palestras e mesa redonda, onde os participantes puderam elucidar dúvidas, agregar conhecimento e provocar mudanças positivas nas unidades que atuam. A presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro (SHHERJ) e Gestora de Hotelaria do Hospital Unimed, Flávia Fávero explica que a cada edição do evento, a organização buscar trazer os temas mais atuais do mercado.
 “Fizemos um paralelo entre os temas e as abordagens. Os temas das palestras foram extremamente pertinentes, técnicos e foram tratados não só na área de hotelaria como na área assistencial. Buscamos o desenvolvimento de boas práticas institucionais, além de promover a segurança de pacientes que são os alicerces fundamentais para a busca de certificações de qualidade" ressalta Flávia Fávero. ​

0



Cooperativas se mobilizaram para arrecadar leite que serão doados para instituições do município
Petropolitanos e turistas que curtiam o sábado (27.07) na rua 16 de março foram surpreendidos com a realização de um flash mob. A ação inédita marcou a comemoração do Dia C – Dia de Cooperar e reuniu boa música e muita diversão para toda família. Estimulando o voluntariado, o Dia C fomentou a solidariedade em uma campanha de arrecadação de leite – em pó ou litro – destinadas a instituições sociais cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).


A campanha continua até o dia 31 de julho e quem quiser participar, basta deixar a doação nos pontos de arrecadação localizados no Hospital Unimed Petrópolis, Farmácia Usimed, Agência da Unicred, Unifop e Ewiglich Joias na Rua 16 de Março. O Dia C é um movimento Nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadora realizadas por cooperativas com o apoio do Sescoop e de suas Unidades Estaduais. 

"A sociedade petropolitana e os turistas que visitam a cidade tiveram a oportunidade de ver o que cooperativismo é capaz e o quanto o segmento trabalha em prol da responsabilidade social e da cooperação, através de ações voluntárias e do engajamento dos cooperados”, avalia Vinicius Mesquita, presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ.


Espantando a timidez de quem assistia ao flash mob realizado pelos músicos da Unijazz, a Unimed Petrópolis levou um grupo de dançarinos para incentivar a participação do público como uma das iniciativas da campanha Mude 1 Hábito.

“Todo o mês realizamos uma ação da campanha Mude 1 Hábito para a nossa população. Desta vez convidamos o grupo de dança da professora Vitoria Pereira para mostrar que cuidar da saúde também pode ser divertido através da dança”, explica o presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro.

O Dia C foi realizado através da união entre as cooperativas: Unimed Petrópolis, Unicred Serra Mar, Usimed, Unifop, Unijazz e Líder Trirriense. Apenas no sábado foram arrecadadas 70 latas de leite me pó e a meta é que esse número chegue a 300.
“Assim que fui apresentada ao projeto eu amei e sinalizei a nossa participação. A Rua 16 de março abraçou o Dia C e conseguimos bastante doações”, disse a empresária Célia D’ Azevedo da loja Ewiglich.



0

terça-feira, 16 de julho de 2019



Ação Dia C reforçará a união das principais cooperativas do município
Fortalecendo o sistema cooperativista no município, a 2ª edição do Dia C – Dia de Cooperar acontece no dia 27 de julho, a partir das 11h, na Rua 16 de março. Neste ano, o evento fomentará a solidariedade em uma campanha de arrecadação de leite – em pó ou litro – destinadas a instituições sociais cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Os pontos de arrecadação de doações estão localizados no Hospital Unimed Petrópolis, Farmácia Usimed, Agência da Unicred, Unifop e Ewiglich Joias na Rua 16 de Março. O Dia C é um movimento Nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadora realizadas por cooperativas com o apoio do Sescoop e de suas Unidades Estaduais. 
 “Através do movimento Dia de Cooperar, temos a oportunidade de mostrar a força do cooperativismo e o quanto as cooperativas trabalham em prol da responsabilidade social e da cooperação, através de ações voluntárias e do engajamento dos cooperados”, avalia Vinicius Mesquita, presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ.

O Dia C é realizado através da união entre as cooperativas: Unimed Petrópolis, Unicred Serra Mar, Usimed, Unifop, Unijazz e Líder Trirriense. Neste ano, a mobilização terá uma ação especial na Rua 16 de março, com um evento surpresa e aberto ao público às 11h.

 “A Rua 16 de março abraçou o Dia C e isso é muito importante para todo o movimento cooperativista, O nosso objetivo é servir de estímulo e referência para toda a população do Município de Petrópolis, incentivando o voluntariado e a ajuda mútua”, disse Rafael Gomes de Castro, presidente da Unimed Petrópolis.

0

sexta-feira, 5 de julho de 2019



Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras é referência para realização de exames diagnósticos e tratamentos com radionuclídeos

Fundada em 1954 a Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras, a primeira clínica da especialidade no Brasil, assumiu mais uma vez o pioneirismo e inaugurou uma moderna e aconchegante unidade na cidade de Petrópolis.  A Medicina Nuclear é uma especialidade que utiliza quantidades mínimas de radiação, através de elementos conhecidos como radiofármacos, para realizar exames diagnósticos e auxiliar alguns procedimentos cirúrgicos. Com uma dose maior é possível realização de terapias para alguns tipos de neoplasias, como, por exemplo, câncer de tireoide, próstata e tumores neuroendócrinos.
Reafirmando o compromisso com os usuários e com seus cooperados, a Unimed Petrópolis recentemente conveniou a filial Villela Pedras em nossa cidade, ampliando e facilitando o acesso dos usuários do plano a esta alta tecnologia. De acordo com o vice-presidente da cooperativa, Cesar Augusto de S. Thiago, a nova parceria trará mais conforto e segurança aos usuários para definição de diagnósticos nas áreas da Cardiologia, Neurologia, Oncologia, Urologia, Endocrinologia, entre outras diversas especialidades, além do novo leque de tratamentos para determinadas patologias.
 “A Villela Pedras é uma clínica com nome consolidado e pioneira na área de medicina nuclear. Nossos clientes receberão o que há de melhor desde o diagnóstico até o tratamento. O principal diferencial da Medicina Nuclear está na avaliação da função dos diversos órgãos. Mas ainda há outras vantagens: os procedimentos além de não serem invasivos, são muito seguros”, avalia Cesar Augusto de S. Thiago.
Segundo o responsável técnico da filial de Petrópolis da Villela Pedras, o médico nuclear, Marcos Villela Pedras Polonia, a cintilografia é uma importante ferramenta diagnóstica para os médicos especialistas, uma vez que é realizada a avaliação da função e do metabolismo nos diferentes órgãos com uma pequena quantidade de radiação.
“Apenas o suficiente para fornecer a informação diagnóstica necessária. E os benefícios são enormes. Realizamos os exames com segurança tanto em adultos e como em crianças. O grande diferencial é de não utilizar contraste iodado e, sim, radiofármacos. Não provoca alergias ou efeito colateral. São métodos seguros, inclusive em pacientes com alergia a iodo”, explica Marcos Villela Pedras Polonia.
De acordo com o médico nuclear Francisco Laia Franco, além da cintilografia, outro importante método utilizado em Medicina Nuclear é a tomografia por emissão de pósitrons conhecido como PET/CT.


“Ambas as técnicas têm diversas aplicações diagnósticas, em várias áreas da Medicina, a exemplo da avaliação funcional de órgãos como a tireoide, as glândulas paratireoides, os rins e os pulmões; mapeamento da irrigação sanguínea e de doenças degenerativas do parênquima cerebral; isquemia miocárdica; determinação da presença de refluxo gastroesofágico; diagnóstico de tumores malignos e detecção de metástases regionais e/ou distantes; controle da resposta de tumores malignos a tratamentos quimio e radioterápicos; entre outras”, informa Francisco Laia Franco.
Marcos Villela Pedras Polonia informa ainda, que uma grande vantagem será oferecida pela clínica: o translado de pacientes de Petrópolis ao Rio de Janeiro para a realização de exames mais complexos, como PET/CT, Octreoscan e algumas terapias na matriz localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro.
“Temos um único equipamento que está localizado apenas no Rio de Janeiro e por conta disso, nos comprometemos em oferecer o translado de ida e volta dos nossos pacientes para realizar estes exames com todo conforto e segurança.”, disse.
Reforçou dizendo: “a inauguração desta unidade em Petrópolis é um sonho antigo do meu avô e fundador da nossa clínica. Meu avô sempre foi apaixonado por Petrópolis e, finalmente, um sonho que conseguimos concretizar. A responsabilidade de oferecer um atendimento humanizado e acolhedor aumenta ainda mais.“


0

terça-feira, 2 de julho de 2019



Evento será realizado no dia 26 de julho no auditório da FMP/Fase

Estão abertas as inscrições para a VII edição do Encontro de Hotelaria Hospitalar da Região Serrana que será realizado no dia 26 de julho de 8h30 às 17h30, no auditório da Fase/FMP. O evento é destinado aos profissionais que atuam nos setores público e privado da área de Saúde e propõe a atualização de processos e inovações para melhoria do cuidado e assistência aos pacientes hospitalares.
 Os interessados em participar poderão se inscrever pelo site https://doity.com.br//vii-encontro-hotelaria-hospitalar ou pelo  e-mail vicepresidencia@sociedadedehotelariaherj.com.br , onde também será possível ter informações de valores e formas de pagamento.


Realizado pela Unimed Petrópolis em parceira com a Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro (SHHERJ) e com apoio da FMP/Fase, a 7ª edição do Encontro de Hotelaria Hospitalar reunirá grandes nomes da área, entre eles: Marcelo Boeger, Presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar, Daniel Roxo de Paula Chiesse, Mestre em Direito e especialista em Direito Médico, entre outros.
“A hotelaria hospitalar objetiva, dentro das atividades que lhe são competentes, oferecer aos pacientes condições de bem-estar, assistência, segurança e qualidade no atendimento, agregando todas as práticas profissionais existentes nas instituições de saúde. Esse evento é uma oportunidade para reforçarmos a importância da segurança do paciente e a qualidade do atendimento prestado”, avalia Rafael Gomes de Castro, presidente da Unimed Petrópolis.


O encontro contará com palestras e mesa redonda, onde os participantes poderão elucidar dúvidas, agregar conhecimento e provocar mudanças positivas nas unidades que atuam. A presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro (SHHERJ) e Gestora de Hotelaria do Hospital Unimed, Flávia Fávero anuncia que dentre os assuntos abordados estão: “Robôs, Gamificação e IOTs uma ameaça para os humanos robotizados.”, “Quando a arte de cuidar se encontra com a arte de servir”, “Higiene de Equipamentos, Enfermagem, Higiene e os impactos para o colaborador e para o paciente”, “Gestão de enxoval, Inventário, Dimensionamento e Manchas”, “A arquitetura como aliada na melhoria contínua dos processos de hotelaria hospitalar”,  “Turismo de Saúde e Bem Estar: Dos primórdios a atualidade”, “Treinamento de Higienização das mãos e prevenção à sepse: Mudando paradigmas, aprimorando resultados”.

“Faremos um paralelo entre os temas e as abordagens. Os temas das palestras são extremamente pertinentes, técnicos e serão tratados não só na área de hotelaria como na área assistencial. Buscando o desenvolvimento de boas práticas institucionais promovemos a segurança de pacientes que são os alicerces fundamentais para a busca de certificações de qualidade " ressalta Flávia Fávero.​

0

O Portal

O Portal Saúde em Pauta tem como missão democratizar as informações de saúde e bem-estar para melhorar a qualidade de vida dos seus leitores. Aqui você encontra: Dicas de Saúde, Nutrição e Beleza. Entrevista com especialistas. Conteúdo exclusivo dos nossos parceiros! Boa leitura!